Já dizia o nosso grandisoso Vinícius de Moraes:"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida" É baseada nessa colocação, que este espaço passou a existir. O único objetivo é postar, reunir, relatar, os vários perfis e seguimentos desse mundo mágico que tanto nos mobiliza, nos aproxima e nos torna tão iguais, que é o dom de descobrir-se em sensibilidade... Entre, venha, faça parte deste nosso projeto que é divulgar os inúmeros "Talentos" espalhados entre nossos contatos. Aqui será uma passarela com portas abertas aos Escritores, Atores, Músicos, Artístas Plásticos, Jornalistas, Radialistas, Editores, Produtores Teatrais, enfim...A todos da Arte em Geral. É um prazer contar com sua presença prestigiando nossa página! Receba meu carinho e meu melhor abraço fraterno. KêniaBastos
Blog Espaço Taletos - Perfil Exibido (Clique no nome desejado e use a barra de rolagem)

.

.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Luis Tavares - Poeta, Médico Pediatra

"Qualquer canção de amor
É uma canção de amor
Não faz brotar amor e amantes
Porém, se esta canção
Nos toca o coração
O amor brota melhor e antes"
Qualquer Canção-[Chico Buarque]


INDENTIFICAÇÃO PESSOAL
Luís Alberto Mussa Tavares
49 anos
Médico Pediatra, Poeta
Campos dos Goytacazes, RJ

PERFIL
1-Sou médico pediatra. Atendo crianças ricas e pobres mais invariavelmente quase sempre bem mais pobres que ricas. Nasci em Campos, RJ, fiho dos professores Clóvis Tavares e Hilda Mussa Tavares. Tive 5 irmãos. Divido 2 atualmente com as pairagens do Alto. Separado, não tive filhos. Divido meu tempo (ou o tempo que aqui tomo por meu) entre poemas que escrevo como quem ora e o trabalho com os prematuros e as nutrizes. Levo uma vida comum. "A palavra dada" foi meu primeiro livro de poemas. Guardo-os num blog: http://www.quasepoesia.blogspot.com/ . Creio que não mais que isso. O resto é um dia após outro dia e cada dia um dia.

2-Definitivamente não sou um estudioso da arte. A poesia em mim nasceu da audição dos versos de Castro Alves em minha infancia e de escutar meu pai declamar os poemas mediunicos de "Parnaso de Além Tumulo" recebidos pelo medium Chico Xavier. Dai passei a tentar rimas, por achar que poesia eram rimas. Depois fui buscar ritimo, julgando ser o ritimo o coração do poema. Não me pego em silencio durante os plantões ou em casa sem que qualquer motivo não me sugira um verso. Pode ser um dia de chuva ou uma crise de epistaxe. A poesia cabe em tudo e tudo cabe na poesia. Não conheço a vertente da arte em que me encontro. Não percebo isso. Prefiro nem buscar perceber. Poesia pra mim é como dedilhar um violão, batucar ou passar a marcha de um carro: é livre, expontanea e direta. Vejo então, não podia ser de outra forma, a arte assim: como o sangue que circula na alma do individuo. Essencial. Substantivo. O que não for isso é plágio. É cópia. É mimetismo. Arte é essencia. É o coração que faz o coração bater. O resto é brisa.

3-A poesia a conheci criança. O envelhecimento dos sistemas e aparelhos do meu corpo parece te-la feito tornar-se mais expontanea. Direta. As leituras foram um grande imã. Uma grande isca. Castro Alves. Manuel Bandeira. Cecilia Meirelles. Ferreira Gullar. Mario de Andrade. Augusto dos Anjos. Poetas que conheci durante o curso de medicina na UFRJ e que acompanho ate hoje como ineditos. Considero-os ineditos. Surpreendentes. Emocionantes. Navio Negreiro é inédito e surpreendente a cada leitura. Assim, essa atividade aparece diariamente em minha vida como um nascimento diário. Um surgimento diário.

4-Em fins de 2007 publiquei o volume "Aconteceu em Belém". Apos 2 anos de estudos do Evangelho, a história do nascimento de Jesus foi ali recontada em versos que se estendem do anuncio dos profetas à volta da sagrada familia do Egito para Nazaré. Foi minha primeira experiencia temática. Versos escritos muitas vezes com lágrimas, como é o caso do assassinato dos meninos de Belém, por Herodes. Versos em longa sequencia, como foram os que descrevem a viagem dos magos de um oriente até Jerusalém em busca do Messias. Versos mansos como os que relatam a Anunciação dos Anjos aos pastores. "Aconteceu em Belém - Poema em tres atos" serve-se bem à dramatização do nascimento. Há sempre um narrador no inicio de cada cena. Pode-se ter uma ideia e baixar um capitulo acessando o site http://www.aconteceuembelem.com/

6-Receber o Premio Melhores de 2005 do Congresso Sociedade de Cultura Latina - Seção Brasil. Livro A Palavra Dada . Categoria Livro de Poesia foi uma surpresa. Sempre considerei a vida como a grande homenagem que um homem pode receber. Nunca fui ligado a convenções e premios. Sempre vi Drummond como um imortal sem nunca ter pertencido a ABL. A grande homenagem que percebo em meus poemas é a capacidade que eles tem por vezes de tocar o coração e emocionar o leitor de forma direta e sem rodeios. Confesso que meu grande momento seria esvutar meu pai declamando um de meus versos. Que Deus me permita um dia receber esta homenagem a que os homens chamarão homenagens póstumas.

7-Links de Divulgações:
http://www.quasepoesia.blogspot.com/
http://www.quasepoesia.cjb.net/
http://www.aconteceuembelem.com/


8-Trabalhos editados