BIOGRAFIA:
Denise Moraes, nascida em 18.10.56, natural de Vitória - ES, com formação superior em Letras - Português / Literatura - UFES.
Foi bancária, professora na rede pública, Municipal, Estadual e particular.
Além de outros cursos extracurriculares, inclusive na área de pintura, e boa dose de autodidatismo, Denise vem se dedicando às artes. Iniciou - se na pintura brincando na adolescência. Suas obras sempre admiradas, sendo incentivada pela mãe e irmãos, brotou - lhe a idéia de expôr. O diretor do banco a convidou para fazer sua 1ª mostra na agência. A Vernissage abriu novos horizontes.
Seu estilo é o impressionismo leve em O/S/T e revela traços de primitivismo romântico. (
Análise do historiador Ernesto de Souza Pachito, urbanista e professor de artes na UFES ).
Experimenta materiais recicláveis, pó - de - serra, pó de minério, barro e outros que trazem inspiração para pintura em tela, em madeira, tecido, parede, porcelana. Ao experimentar materiais recicláveis como MDF, nos quais busca, pela pesquisa, novos suportes para a arte, fugindo do academicismo clássico na tela plana. Além da pesquisa há composições de resultados belíssimos com o trabalho de pedaços de lona emendados, cujo resultado da emoção plástica é fantástica e, embora seja de uma simplicidade singular, nos mostra que uma obra genial ném sempre precisa ter um acabamento técnico impecável, nos dá a captação de essência da expressão do momento que nos passa e traduz - nos. O virtuosismo que possui, a distingue dos demais artistas no cenário das artes plásticas. ( Texto de Antonio MARMEL - advogado e artista plástico - DF ).
Além desses, outros temas são trabalhados como a natureza morta, paisagem, flores,, a flora, a fauna, fundo do mar, etc.
Ministrou aulas de pintura em seu ateliê.
Desde 1994 a artista utiliza a pintura não somente para homenagear, mas também para denunciar e preservar.
Em 1997, realizou na FAFI a exposição " Frutos do Amor ", retratando o abandono de bebês em oposição à proteção materna. As Tartarugas marinhas foram tema de exposição em 1999, em Regência - Linhares - ES, do projeto TAMAR.
Em 2000, homenageou os 500 anos do descobrimento do Brasil, com a exuberante bandeira do Brasil, com frutas tropicais e a arara azul ao centro que formam a bandeira brasileira, no Shopping Vitória. No mesmo ano participou do projeto " Bem me quer III, na FAFI, em prol das crianças vítimas de AIDS.
2003 homenageou o professor na Biblioteca Central da UFES.
Foi solidária com o Leilão Beneficente da ACACCI, na galeria Ana Terra e no Yázigi - Praia do Canto - Vitória - ES. Ainda no Yázigi, participou da coletiva " O Lábaro ".
Participou da IV Mostra do SINDIAPPES, Feira da Paz na PETROBRAS e Meio Ambiente - CST.
Expôs suas obras em diversos espaços do Espírito Santo e em outros estados e suas obras integran acervos da TELEST, Assembléia Legislativa, Correios, PETROBRAS, UFES, Restaurante São Pedro, patrimônio histórico na Praia do Suá, Centro Educacional Leonardo DA Vinci e outros.
Recebeu " Menção Honrosa " no concurso EROS, Troféu nas Artes Plásticas da " Poemas à Flor da Pele ".
Suas obras ilustram poemas de e - books e participa como poetisa.
Atualmente é integrante do grupo Intinerante " A Amazônia é Nossa ", da Artes e Artistas.
Participou de 21 exposições individuais e 35 coletivas.

Links:
1-http://poemasaflordapele.multiply.com/photos/album/3
2-http://davinci.g12.br/noticias.php?noticia=23482
3-http://www.culturarevista.jor.br/denise.htm
4-http://expovirtualamazonia.blogspot.com/
5-http://afesl-es.ning.com/profiles/comment/show?attachedTo=kuszgyidaxq9&attachedToType=User&commentid=chatter-2494721%3AComment%3A2101&xgsi=1
6- denisemoraes53@yahoo.com.br